Gestão de empresa: o que podemos aprender com a Filosofia Toyota?

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Precisa de ajuda para uma gestão de empresa com eficiência?

Para assegurar processos mais enxutos, com qualidade e padronização, muitas organizações adotam um modelo de gestão de empresas utilizado pela Toyota, mas somente implantar tais normas não garantirá a eficiência operacional desejada. Ainda assim, alinhada a um bom plano estratégico, a filosofia da Toyota pode trazer ganhos como cultura de melhoria e de capacitação de pessoal.

Quer saber como otimizar seus processos internos por meio dos princípios da Toyota? Acompanhe este post até o final e veja como podemos aprender com os princípios dessa grande organização multinacional.

1. Trabalhe com produção enxuta

Uma produção enxuta é aquela que o produto segue um fluxo sem interrupções nas linhas de produção, oferecendo mais qualidade, produtividade e eficiência na utilização de equipamentos e espaços do trabalho.

2. Elimine o agente causador do problema antes de prosseguir com os processos

Para evitar gargalos durante a definição dos processos, tenha meios de detectar com mais facilidade a causa dos problemas. Um sistema de suporte adequado pode concertar essas falhas com agilidade e eficácia, garantindo assim a melhoria de produtividade a longo prazo.

3. Gestão de empresa: estabeleça padrões nas tarefas

Para manter uma boa sincronia nos processos e otimizar os treinamentos de novas equipes, estabeleça padrões nas atividades durante os processos de produção. Portanto, vale ressaltar que isso não deverá inibir as novas ideias que as equipes possam sugerir, caso algum método mostre mais eficiência durante o processo, substitua o antigo e incorpore o outro.

4. Use adequadamente as ferramentas tecnológicas

O uso do capital estrutural não substitui o trabalho humano, sendo muitas vezes mais adequado realizar determinada tarefa manualmente, desde que seja funcional. Utilize os recursos de forma que não afetem a confiabilidade, qualidade e estabilidade de sua produção, sempre avaliando as ferramentas que possam identificar possíveis falhas.

5. Forme líderes que sejam multiplicadores da filosofia Toyota

Para alcançar melhores resultados com sua equipe, forme líderes que sejam multiplicadores da filosofia Toyota. Esses profissionais devem ser o espelho de seus liderados, portanto devem se comportar de acordo com o cargo que ocupam, sempre prontos para capacitar e motivar seus funcionários.

6. Capacite seus colaboradores

Faça a gestão de seus talentos para que eles desenvolvam suas habilidades com mais eficiência. Tenha em sua empresa uma cultura de desenvolvimento e trabalho em equipe, fazendo com que todos possam se desenvolver para alcançar o crescimento coletivo.

7. Busque o desenvolvimento contínuo

Mesmo utilizando padrões para garantir a eficiência nos processos, busque sempre ferramentas para a melhoria contínua. Estude os fluxos, identifique as falhas e faça um mapeamento de todos os pontos do processo. Sabendo o que há de errado numa linha de produção, você poderá propor planos de melhoria junto com sua equipe.

8. Gestão de empresa: pratique os 5s

A metodologia 5s é uma ferramenta simples e que pode trazer vários ganhos em nosso cotidiano, tanto na vida pessoal, quanto na profissional. As palavras são Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke significam senso de utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina. Portanto, a aplicação de cada um desses sensos é de suma importância em programas de qualidade voltados a gestão de empresas.

Conheça 14 metas Toyota para uma melhor gestão de empresa

  1. Pense em longo prazo;
  2. Estude cada etapa no fluxo dos processos;
  3. Faça um bom gerenciamento de estoque e evite a superprodução;
  4. Evite sobrecarga de trabalho;
  5. Evite desperdícios;
  6. Elimine o agente causador do problema antes de prosseguir com os processos;
  7. Estabeleça padrões nas tarefas;
  8. Pratique os 5s;
  9. Use adequadamente as ferramentas tecnológicas;
  10. Forme líderes que sejam multiplicadores da filosofia Toyota;
  11. Capacite seus colaboradores;
  12. Tenha um bom relacionamento no ambiente de trabalho e com seus parceiros de negócio;
  13. Tome decisões com calma;
  14. Por fim, busque o desenvolvimento contínuo.

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