Atenção!!! Cuidado!!! Você pode ser a próxima vitima. Essa é a forma de ameaça digital que mais cresce atualmente, alertam especialistas. Esse tipo de vírus “sequestra” computadores, tablets e smartphones e depois exige da vítima o pagamento de um resgate para devolver os arquivos e dados que estavam armazenados no aparelho.
Como ele funciona?
Como a maioria dos vírus de computador mais comuns, o ransoware chega por meio de um e-mail que ludibria o destinatário a clicar em um link ou abrir um arquivo anexado.
O vírus começa, então, a criptografar os arquivos contidos no aparelho onde foi baixado. Também bloqueia a máquina e pede um resgate – normalmente, na moeda digital bitcoin, já que é mais difícil de rastrear as transações – para devolver os arquivos.
Como resolver depois de infectado?
A primeira forma é pagar o resgate, mas é um grande risco pagar um chantagista. Este deve ser o último caso, se você não tiver cópias de segurança e os arquivos forem de extrema importância, pois pode ter a certeza que eles voltarão a pedir outros resgates. A outra forma de recuperá-los sem pagar o resgate é recorrer a cópias de segurança feitas pela vítima antes do ataque.
Recomendações
Nunca clicar em links desconhecidos, sempre manter cópias de segurança, anti-vírus atualizado e também ter um firewall mantendo a rede da empresa segura.