Por que reter talentos é tão importante?

Geral

A empresa contrata uma consultoria em Recursos Humanos para desenvolver uma boa dinâmica de grupo. Então, escolhe o profissional mais adequado para a função. Após o treinamento, o novo colaborador leva algum tempo se adaptando à função, mas finalmente começa a render. Já parou para pensar no prejuízo causado se, de uma hora para a outra, esse funcionário deixasse a empresa após todo o investimento feito? Saiba que a situação é mais comum do que se imagina!

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half, a rotatividade nas empresas cresceu 82% nos últimos anos. O que assusta é que os responsáveis por essas altas taxas são os próprios profissionais, que, na busca constante por melhores condições de trabalho, de salários mais altos e, é claro, do crescimento na carreira, estão realizando uma verdadeira dança das cadeiras.

O grande problema é que, além de perder o investimento da contratação, as empresas, muitas vezes, perdem verdadeiros talentos no processo. E por que fazer uma gestão de talentos é tão importante? É o que você vai descobrir nesse post. Confira a seguir!

Vendedores talentosos se tornam um poderoso elo

Entre a empresa e o consumidor, temos o vendedor. E, quando ele é bom no que faz, se torna uma verdadeira referência para quem busca o seu tipo de produto. Pode ter certeza que o relacionamento entre cliente e vendedor muitas vezes ultrapassa o momento específico da compra — em alguns casos, ele se torna um verdadeiro consultor.

Reter um vendedor como esse é o mesmo que reter clientes, na maioria dos casos. Afinal, esses consumidores buscam o profissional não só pelo produto, mas, principalmente, pela opinião e avaliação.

A concorrência pode aproveitar o seu investimento

Depois de muito treinamento e investimentos feitos nessa área, o vendedor finalmente está preparado. E o que acontece quando ele abandona a empresa? Em primeiro lugar, é claro que essa significa uma grande perda no investimento realizado, mas o pior não é que você pode ter criado um poderoso adversário, que venderá os produtos da empresa rival.

Em outras palavras, se assegurar de que os bons vendedores não deixem o seu negócio é o mesmo que não fortalecer a equipe da concorrência.

Tempo de casa não se compra

Você pode contratar profissionais com experiência em vendas, mas jamais poderá contratar alguém que conheça a sua empresa a fundo, incluindo os produtos e serviços. Quando o vendedor já possui um bom tempo de casa, ele pode oferecer um atendimento muito melhor para os clientes, afinal, conhece todos os detalhes do negócio.

O melhor, portanto, é investir não só para que esse tipo de vendedor permaneça na empresa, como também em treinamento para que ele se aprimore ainda mais.

Uma equipe sólida e coesa

Por fim, a última coisa que uma empresa precisa é uma equipe inconstante. A situação é péssima, principalmente quando consideramos a questão do planejamento estratégico do negócio, que requer dados precisos para que o gestor tome as melhores decisões.

Investir em uma boa gestão de talentos, portanto, é uma forma de criar uma equipe sólida e coesa, que garantirá bons resultados para o seu negócio e, principalmente, a previsibilidade de faturamento, o que é fundamental.

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