Há alguns anos não era comum encontrar mulheres no ambiente automobilístico (a não ser de maneira decorativa), principalmente nas oficinas. Contudo, assim como em vários outros círculos até então predominantemente masculinos, é notória a presença da invasão feminina.
A respeito dessa nova realidade, vamos falar um pouco sobre atendimento ao cliente com o foco voltado totalmente para elas.
Novos tempos
A herança de uma sociedade patriarcal cada vez se perde mais no tempo. Podemos perceber isso na diminuição do número de mulheres do lar e no aumento da presença delas no mercado de trabalho.
Um destaque importante aqui é que por mercado de trabalho, estão incluídas as próprias oficinas onde hoje podemos encontrar mão de obra feminina, não só mais nas recepções, mas também na parte operacional dos serviços.
Mulheres em oficinas: o atendimento ao cliente feminino
Hoje, mais de 40% dos clientes das oficinas é composto por mulheres. Diante deste patamar um pouco diferente do que todos estavam acostumados, é necessário reciclar a maneira de servir. Isso porque o perfil feminino costuma ser mais detalhista e pode exigir soluções mais práticas quando contrata serviços.
Além disso, uma oficina com bom nível profissional precisa entender que essa história de sexo frágil está, há muito, ultrapassada. É preciso assumir uma postura que não discrimina clientes pelo sexo ou mesmo identidade de gênero.
Não cabe mais nenhum tipo de menosprezo como se mulheres não entendessem de carros e nem tratamentos machistas, com olhares maliciosos ou qualquer tipo de insinuação. A regra do jogo é tratar todo mundo como clientes.
Mais um detalhe: nada de incluir serviços ou peças desnecessárias para aumentar o valor do orçamento. Este tipo de prática é antiético e só vai garantir que nenhum de seus e de suas clientes voltem.
Infraestrutura
Além da adequação da postura de todos os colaboradores das oficinas (e também concessionárias), é necessária uma revisão em toda infraestrutura, desde a parte física aos processos.
Quanto à estrutura física, é importante garantir uma área de espera confortável, banheiros limpos e organizados. Um ponto importante a ser ressaltado é a adaptação para idosas como rampas para maior acessibilidade e corrimões, uma vez que este também é um público crescente em oficinas.
Sobre os processos, como o público feminino tende a ser mais organizado, ter um software de gestão é uma boa ideia. Este tipo de automação, além de organizar a rotina da casa e economizar o tempo de todos, será bem útil ao explicar orçamentos, por exemplo.
Mulheres em oficinas: explicando o serviço
Tanto na hora de entender o serviço como depois de entregue, é necessário ser bastante claro e transparente. Esta regra se aplica a qualquer negócio e a qualquer cliente. Por isso, independentemente de quem contrata sua oficina preocupe-se sempre em detalhar o que será feito no carro do cliente e com quais objetivos.
Ao final, repasse conferindo os itens da ordem de serviço, fazendo as considerações necessárias e tirando as dúvidas que possam surgir. Essa postura de um profissional maduro fazendo um bom atendimento ao cliente garantirá a satisfação e a fidelização da sua clientela, independente de ser homem ou mulher.
Se você já presenciou ou conhece algum caso interessante sobre atendimento a mulheres nas oficinas, ou ainda, se tem algum comentário ou outra sugestão de dica, compartilhe aqui conosco. Vamos trocar experiências!