Conceitos empresariais nem sempre são corretamente aplicados no dia a dia, como é o caso dos indicadores lucratividade e rentabilidade, que comumente são confundidos, mas seus significados são completamente diferentes, apesar de serem igualmente importantes. Não é incomum empreendedores se referirem a rentabilidade do seu negócio, quando na verdade estão se reportando a lucratividade (e vice-versa).
Veja a diferença entre lucratividade e rentabilidade e como aplicar estes dois conceitos!
O que é lucratividade?
A lucratividade é um percentual que indica o quanto efetivamente a empresa faturou sobre as vendas realizadas. Vale destacar que lucratividade e lucro são termos distintos.
O lucro líquido corresponde a receita de vendas menos as deduções (impostos, devoluções e abatimentos), as despesas e os custos, incluindo também os tributos federais, como IRPJ e CSLL – na prática é o que sobra para a empresa depois de todos os descontos.
Para a lucratividade, a fórmula é dada por:
Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Bruta) x 100
O cálculo é bem simples, basta dividir o lucro líquido pelo total das vendas antes de qualquer desconto, e multiplicar por 100.
Exemplo:
Digamos que você tenha um negócio de estofamento de automóveis, onde cada peça é vendida a R$ 90,00. Deste valor, R$ 15 é destinado ao pagamento de tributos, R$ 20,00 à compra de matéria-prima e mais R$ 15 ao pagamento da mão de obra. Assim, realizando as deduções, o lucro líquido de cada peça é R$ 40,00 (R$ 90,00 – R$ 15,00 – R$ 20,00 – R$ 15,00).
Se em determinado mês a empresa vender 40 peças, a receita bruta será de R$ 3.600,00 (40 peças vezes o valor de cada peça SEM as deduções – R$ 90,00) e o lucro líquido de R$ 1.600,00 (40 peças vezes o valor de cada peças COM as deduções – R$ 40,00). Aplicando a fórmula:
Lucratividade = (R$ 1.600,00 / R$ 3.600) x 100: 44,44%
A lucratividade será de 44,44%, que representa o que efetivamente a empresa ganhou com as vendas, depois de realizados os descontos e demais abatimentos.
O que é rentabilidade?
A rentabilidade possibilita saber qual é o retorno sobre o investimento que foi feito na empresa e/ou produtos/serviços em longo prazo. Ou seja, o quanto do investimento está retornando a empresa.
Se o percentual de rentabilidade for baixo, o investimento realizado não está trazendo dinheiro para a empresa. Já no caso da rentabilidade ser elevada, o investimento está dando retorno ao negócio. No caso do resultado ser negativo, é preciso reavaliar o investimento, uma vez que não está sendo sustentável para a empresa.
Para a rentabilidade, a fórmula é dada por:
Rentabilidade = (Lucro Líquido / Investimento total) x 100
Bastando dividir o lucro líquido pelo capital investido, e multiplicar por 100.
Exemplo:
Vamos considerar o mesmo exemplo da empresa de estofamento, que vendeu 40 peças e teve um lucro líquido de R 1.600,00. Digamos que para alcançar este lucro, o empreendedor precisou investir em propaganda e marketing, gerando um custo de R$ 400,00. Aplicando a fórmula:
Rentabilidade = (R$ 1.600,00 / R$ 400) x 100 = 400%
A rentabilidade do investimento foi de 400%, ou seja, a cada R$ 1 investido, o empreendedor teve um retorno de R$ 4,00. Por outro lado, se o investimento para impulsionar as vendas tivesse sido de R$ 1.800, a rentabilidade seria de 88,89%, indicando que o capital investido não trouxe retorno ao negócio.
Lucratividade e rentabilidade: qual a diferença?
A lucratividade possibilita ao gestor conhecer os ganhos obtidos nas vendas ao longo de um determinado período – semana, mês ou ano. Já a rentabilidade demonstra o retorno que o investimento realizado trouxe ao negócio. Assim, um negócio pode ser rentável, mas não lucrativo e vice-versa. Por isso, é importante avaliar os dois indicadores para saber a real situação do negócio.
Softwares de gestão possibilitam ao gestor um acompanhamento em tempo real de todas as movimentações da empresa, o que possibilita saber se determinado investimento está gerando retorno ou se determinada venda está agregando lucratividade ao negócio.
Por isso, conhecer as diferenças entre lucratividade e rentabilidade é fundamental para uma boa avaliação e análise dos negócios.
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