Uma mesa de escritório totalmente desorganizada, cheia de planilhas, calculadoras e outros utensílios. É assim que a maioria das pessoas imagina o ambiente de trabalho de um contador. Para muitos, esse profissional é o rei da burocracia: precisa lidar com obrigações tributárias principais e assessórias diariamente. É quem puxa a orelha pela falta de uma nota fiscal. Será que isso é verdade?
De fato, o contador é um profissional que precisa lidar com muita papelada, mas isso acontece por conta da complexa legislação tributária brasileira. Na realidade, o seu trabalho vai muito além disso e seu papel no planejamento estratégico do negócio é fundamental. Para desmistificar a profissão, resolvemos trazer, no post de hoje, 5 mitos sobre essa profissão.
1. Contadores são profissionais burocráticos
Em primeiro lugar, é preciso desfazer agora mesmo essa ideia, já apresentada por nós na introdução do post de hoje. Contadores lidam com informações estratégicas para a empresa diariamente e, portanto, são uma peça muito importante durante o planejamento estratégico do negócio. Eles precisam orientar o gestor a tomar as melhores decisões.
Contadores precisam estruturar a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e também podem avaliar o Fluxo de Caixa. Com essas informações, o gestor certamente pode se resguardar financeiramente. Além disso, é o contador quem fará todo o planejamento tributário do negócio, de curto, médio e longo prazo.
2. A tecnologia dispensa o contador
Outro mito que pode, inclusive, compromete o sucesso de uma empresa. Sim; se o contador se limitasse a fazer uma tarefa burocrática, ele poderia facilmente ser substituído por uma máquina, mas, como vimos, isso não é verdade! Os profissionais da área devem fazer uma avaliação da situação patrimonial da empresa para sempre fornecer recomendações ao gestor.
É claro que a tecnologia é indispensável para que os profissionais da área a agilizem o trabalho e diminuam a probabilidade de erros, mas é a avaliação minuciosa do mercado e da empresa que é essencial para o seu desenvolvimento.
3. O contador trabalha apenas com tributos
Auditorias, consultorias, análises financeiras, perícias. São inúmeras as áreas de atuação de um contador, portanto, acabe agora mesmo com a ideia de que os profissionais da área são especialistas apenas na questão tributária. Na verdade, eles podem conferir se a sua empresa está adotando as melhores práticas para garantir sua sustentabilidade.
São inúmeros os serviços disponíveis pelos profissionais da área, portanto, confira as necessidades da sua empresa e contrate esses especialistas sempre que julgar necessário.
4. Os profissionais da área são rígidos
Como em qualquer outra área, existem muitos perfis de profissionais na contabilidade. Claro que alguns contadores são mais rígidos e tradicionais, mas também podemos encontrar aqueles que são mais flexíveis, buscando sempre soluções diferentes para os novos e velhos problemas.
Além disso, é preciso descartar a ideia de que o profissional tradicional é melhor do que alguém que queira inovar. A área também apresenta uma série de brechas para soluções diferentes e, portanto, um profissional com esse perfil pode ajudá-lo bastante a aprimorar os resultados.
5. Contadores são dispensáveis para a empresa
Bom, ao avaliar todos os nossos pontos anteriores, você já deve ter percebido que essa é uma das maores falácias a respeito do contador. Ele não é um dispensável, mas, sim, fundamental para profissionalizar a gestão de qualquer negócio.
Portando, considere agora mesmo contar com a presença de um profissional da área durante o seu planejamento estratégico e perceba que a sua empresa só tem a ganhar com isso!
Gostou das nossas dicas? Para você, qual desses mitos é o mais nocivo para a profissão de contador? Deixe a sua opinião nos comentários!