Contratar um CRM (Customer Relationship Management – Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente) pode auxiliar a sua empresa de três formas: ele reduz custos, aumenta o lucro e ajuda na satisfação do cliente. Ou seja, otimiza as ações da sua empresa.
Porém alguns empreendedores estão cometendo alguns erros na hora de contratar esse serviço e, o que acaba trazendo uma série de problemas.
Quer acertar em cheio na hora de contratar o CRM para sua empresa? Então confira o nosso artigo com dicas simples e não erre!
1 – Não ter processo definidos
A primeira pergunta que você deve se fazer é: como funciona o processo de vendas do seu empreendimento? Você não tem idéia do que é isso? Então, retroceda um pouquinho antes de contratar um CRM.
Defina os processos primeiro. Só depois implante a ferramenta.
2 – Gastar mais do que deve e pode
Atualmente, gastar com infraestrutura para implementar o CRM não é necessário, independente se o porte da empresa é micro, pequeno, médio ou grande. As tecnologias atuais, como o armazenamento em nuvem, dispensam esse tipo de investimento.
Sem falar que o serviço é extremamente seguro e, caso você consuma todo o espaço disponível, é só migrar para um plano com mais capacidade de memória.
3 – Deixar de pensar no cliente
Olha só: a própria sigla do CRM diz que é um Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente. Portanto, se você não sabe o que ele quer ou deseja, seu projeto já começa furado.
Foque no usuário. Saiba o que ele quer, como a ferramenta será útil para ele. Lembre-se que o sistema tem que vir para somar. Escute o seu cliente, procure por feedbacks. Essas ações podem fazer uma diferença enorme no resultado final.
4 – Parar o trabalho para adotar a CRM
O CRM não te fará, necessariamente, vender mais. Alterar estratégias de comercialização do seu produto para que ele se adeque à nova ferramenta é um erro muito cometido.
Não pare o trabalho nem mude rotina para que ele se modele à novidade e sim encaixe a novidade ao seu sistema de trabalho.
5 – Desistir facilmente
Você não pode fazer que nem uma criança que quando ganha um brinquedo novo usa até enjoar e depois se esquece do objeto. O CRM tem que ser instaurado de forma gradual, fazendo com que ele se torne uma rotina.
Alguns funcionários podem dizer que a ferramenta é uma perda de tempo, mas deixe que eles se acostumem . Incentive e cobre o uso do sistema.
6 – CRM: ignorar novos desafios
Se tudo deu certo durante a implantação do CRM, não vá pensar que é o momento de estagnar, ok? Enfrente novos desafios, busque novas opções de venda, alcance mais clientes e os fidelize.
É possível, com o tempo, criar novas experiências que farão com que a marca da sua empresa tenha muito mais valor.
E aí, quer implantar o CRM na sua empresa? Essas dicas vão ter ajudar no processo, mas a Tecinco é especializada em softwares de gestão de empresas! Entre em contato conosco!