A situação econômica do Brasil tem assustado muita gente, e isso não é por acaso. Tanto funcionários como gestores sabem que nenhuma empresa sobrevive se não for capaz de comercializar seus produtos. Com o poder aquisitivo em queda, é necessário saber se destacar e buscar estratégias para vender mais em tempos de crise.
Quem não quiser ficar para trás precisa conquistar a preferência do consumidor. A tarefa não é fácil, já que nem sempre é possível oferecer descontos e condições de pagamento. Entretanto, um atendimento diferenciado sempre será visto como um diferencial por quem está procurando um produto ou serviço.
Pensando nisso, este post traz algumas dicas valiosas para driblar as dificuldades e manter as vendas em alta. Confira!
Entenda — e faça entender — o seu trabalho
Em primeiro lugar, é preciso se lembrar de que a venda é consequência de um conjunto de fatores: produto, preço, condições de pagamento, atendimento, divulgação, ponto de venda etc. Ou seja, o profissional responsável pelas vendas precisa focar naquilo que ele pode interferir.
Se você trabalha em uma revendedora, por exemplo, não poderá fazer alterações no produto. Entretanto, pode destacar as qualidades dele, mostrando seus atributos para os potenciais clientes que forem até a sua loja. Às vezes as pessoas acham que conhecem todas as opções do mercado, mas na prática isso nem sempre é verdade.
Conquiste o cliente
Sem cliente não há venda, simples assim. Por isso é fundamental que o vendedor seja atencioso e saiba ouvir os seus consumidores, procurando ajudar da melhor forma. Aliás, o primeiro passo para conquistar um cliente é sempre esse: entender suas necessidades. Nada melhor do ser compreendido.
Foque no atendimento
Após entender as necessidades do cliente, é hora de apresentar as melhores opções. Para isso, é preciso que os vendedores estejam mais preparados do que nunca, conhecendo a fundo os produtos.
Nesse momento de crise, as pessoas estão inseguras quanto a fazer investimentos. Dessa forma, um atendimento atencioso, que demonstre conhecimento do assunto, pode fazer a diferença para que a venda seja fechada.
Ofereça diferenciais
Por que o cliente deve comprar de você e não do concorrente? O que você está oferecendo a mais? Nem sempre oferecer descontos ou condições de pagamento é a única alternativa. Concentre-se em entregar mais valor pelo mesmo preço, pois assim o consumidor se sentirá fazendo um ótimo negócio.
Às vezes um simples brinde que acompanha o produto pode ajudar a alavancar o valor percebido. Outro grande diferencial pode ser o pós-venda. Já pensou em oferecer uma garantia maior ou manutenção gratuita, por exemplo? Ninguém gosta de comprar um item e de ser “esquecido” depois. Esses detalhes podem fazer a diferença.
Controle os gastos
Tem horas que a gente pensa tanto nas vendas que até se esquece de revisar os gastos. Você sabia que um sistema de gestão pode ajudar sua empresa a reduzir despesas e manter o controle financeiro?
Esse tipo de programa de computador integra todos os processos, informações e departamentos da sua loja. Com isso, é possível analisar o cenário e tomar decisões importantes para cortar gastos e planejar o crescimento da empresa. Além disso, o sistema ainda gera relatórios que tornam tudo mais fácil.
E então, você está preparado para vender mais em tempos de crise? A época não é a mais fácil, mas esse é o momento em que o mercado filtra automaticamente os competidores ruins. Se a sua empresa for capaz de manter as vendas acontecendo durante esse período, pode ter certeza que sairá da crise ainda mais fortalecida.
Aproveite para conferir ainda mais conteúdos úteis aqui no blog, leia o post “4 erros de atendimento ao cliente que comprometem as suas vendas”.