Como hierarquizar despesas no seu negócio?

Geral

Tempos de crise são difíceis para todos os empreendedores. Diante da necessidade de reduzir custos, torna-se mais relevante ainda, pois quanto mais se gasta, menos se lucra. Priorizar custos é a solução mais eficaz para qualquer empresa. E priorizar significa hierarquizar suas despesas, dividindo-as em degraus: das mais importantes para as menos importantes, até aquelas que são realmente desnecessárias.

Veja como fazer isso no post de hoje!

Tenha um bom planejamento financeiro

Antes de mais nada, existe a necessidade de efetuar o planejamento financeiro corretamente. Esse planejamento vai analisar todas as contas e o fluxo de caixa, comparar entradas e saídas, receitas e despesas.

Para qualquer empresa, o ideal é que haja equilíbrio entre recebimentos e pagamentos. Quando os pagamentos superam excessivamente a quantidade de dinheiro recebido, geralmente acontecem prejuízos.

Não se iluda também se está entrando mais dinheiro em seu caixa que saindo: as despesas são inevitáveis. Quando a balança tende exageradamente a favor das receitas, talvez o empreendedor esteja fazendo muitos empréstimos a bancos e isso está longe de ser saudável para as finanças empresariais.

O planejamento financeiro deve envolver toda a equipe de gestores, contadores e outros profissionais importantes.

Corte as despesas corretas

Uma boa hierarquização contempla todos os custos, inclusive aqueles que são completamente desnecessários e podem ser excluídos definitivamente do caixa. Em épocas difíceis, não convém se dar ao luxo de gastar com coisas que não são úteis ao ciclo de produção, à melhoria da qualidade do produto, ao aumento das vendas e à satisfação do cliente.

Claro que, para fazer o corte correto de custos, é necessário um planejamento prévio, uma análise de todas as áreas para decidir em quais delas deverão ser efetuados os cortes e quais serão esses cortes.

Elabore uma lista de prioridades

É necessário ainda elaborar uma lista de prioridades para definir as despesas mais importantes, que não podem ser canceladas e devem ser pagas pontualmente para garantir a qualidade do produto e das vendas e, consequentemente, o sucesso do negócio.

Em tempos de crise, em que a necessidade de vender mais se torna ainda maior, as áreas de produção/venda, marketing, atendimento ao cliente serão, sem dúvida, prioritárias. Porém, isso não significa que não possa haver reduções e cortes nesses setores. Tudo dependerá da análise financeira adequada.

Faça previsões realistas para tempos de crise

Todo empreendedor deve focar o futuro. As previsões poderão ajudá-lo a hierarquizar despesas à medida que evitam precipitações, por exemplo. Certas despesas poderão parecer menos relevantes para o momento atual, mas talvez venham a representar aumento de faturamento em médio e longo prazo.

É o caso de investir em softwares que ajudam a melhorar as vendas ou otimizam o controle de gestão financeira. Tudo tem um custo inicial que poderá, com o tempo, resultar em aumento da renda e, principalmente, na própria redução de custos.

Aprenda com outras empresas

O aprendizado nunca está completo: estamos sempre aprendendo com outros profissionais, seja através de cursos, de leituras, de vídeos ou de uma conversa direta. O empreendedor poderá aprender como hierarquizar melhor suas despesas conhecendo a forma de trabalho de outros empreendedores e os critérios que eles definem para categorizar custos e reduzi-los. Claro que cada caso é um caso, mas é possível ajustar os exemplos à sua própria realidade e sair ganhando com isso mesmo em tempos de crise.

Agora que você já sabe como hierarquizar despesas no seu negócio, que tal ler sobre como fazer um bom fluxo de caixa e melhorar a gestão da sua empresa?

VEJA OUTROS CONTEÚDOS

Metas para a empresa: como definir?

Metas para empresa, você sabe como definir? O cenário econômico atual é bastante desafiador para muitos lojistas de diversos segmentos. As crises — financeira e política — são consideradas grandes obstáculos para os empreendedores. Porém, aqueles que sabem aproveitar...

Esclarecemos 5 mitos sobre contadores

Uma mesa de escritório totalmente desorganizada, cheia de planilhas, calculadoras e outros utensílios. É assim que a maioria das pessoas imagina o ambiente de trabalho de um contador. Para muitos, esse profissional é o rei da burocracia: precisa lidar com obrigações...

7 vantagens competitivas para o seu negócio

Não é novidade para ninguém que o mundo dos negócios está cada vez mais competitivo. De um lado, clientes mais ansiosos e exigentes, que nos desafiam a entregar produtos com qualidade, agilidade e preços acessíveis. De outro, mercados em constantes transformações, com...

Saiba mais sobre os serviços e produtos da Tecinco Tecnologia.