Desde 2005, quando o Brasil aderiu às normas internacionais de contabilidade (IFRS), o mercado para a profissão de contador cresceu consideravelmente. Outro ótimo índice que contribuiu para a constante procura por profissionais da contabilidade foi o aumento na quantidade de novas pequenas e médias empresas no território nacional.
Pelas mudanças e atualizações ocorridas nas normas internacionais, os profissionais da contabilidade têm tido que se adequar e se qualificar. Essas mudanças vão desde novas noções no âmbito técnico e científico até o estudo e aprofundamento em novas áreas de atuação.
Quer entender melhor quais mudanças estão ocorrendo e como você pode se manter no topo? Então acompanhe aqui.
Qualificações
É importante que o profissional não caia na rotina e continue buscando instrução constantemente. Buscar novas fontes de informação e acompanhar as mudanças das leis é fundamental para essa profissão.
Uma área que tem atraído bastante contadores é a do direito, uma vez que a categoria precisa saber muito sobre legislação, fisco, mudanças nas tributações e transações do mercado. É possível alinhar bem as duas especialidades e se tornar um profissional diferenciado.
Estar em constante evolução também requer a habilidade de encarar novos desafios. Os contadores de hoje precisam ter um conhecimento pelo menos básico da língua inglesa para que possam acompanhar o crescimento e a globalização das empresas.
Áreas de atuação
As habilidades de um contador podem ser aplicadas em diversas áreas além da própria contabilidade e, mais do que isso, a contribuição de um contador nesses segmentos é de extrema importância. Algumas dos mercados mais requisitados são:
Controller
Essa é uma profissão em alta no Brasil e que pode ser muito bem aproveitada pelos contadores. A função de controller ganhou destaque com a instalação de multinacionais norte-americanas no Brasil após a II Guerra Mundial.
Os contadores vinham com a missão de ensinar as teorias e práticas contábeis, implantando e desenvolvendo sistemas de informação que atendessem aos diversos tipos de usuários da contabilidade.
O cenário não mudou muito de figura, pelo contrário: a demanda está mais presente do que nunca. Apesar da crise, muitas empresas multinacionais encontram no nosso país um bom lugar para expandir, devido à diferença de câmbio e ao preço da mão de obra — o que aumenta a busca por controllers.
O controller é responsável pela controladoria em uma empresa. A controladoria, por sua vez, atua entre a contabilidade e a administração, utilizando o controle e o processo de orçamento e planejamento como metodologias. É responsável pela construção, modelagem e manutenção de modelos de gestão e sistemas de informações, também contribuindo para a tomada de decisões.
Perícia contábil
A perícia contábil está precisando cada vez mais dos profissionais contábeis, que são muito bem-vistos por proporcionarem confiabilidade em cálculos, rigor de investigação e opiniões definidas sobre avaliações financeiras.
Gestão de empresas
Por possuírem profundos conhecimentos sobre finanças, fluxo de caixa e controle financeiro, os contadores vêm demostrando suas capacidades em grandes empreendimentos. Os profissionais de contabilidade passaram a unir suas experiências com números à sua capacidade de administrar, e isso os têm transformado em gestores acima da média.
Consultorias
Diversas pessoas precisam do auxílio de contadores para traçar estratégias em suas situações fiscais e empresariais. Assim como outros segmentos (privados, governamentais e ONGs) podem precisar contar com o auxílio de profissionais com experiências específicas.
Mudança de paradigmas
Já passou o tempo em que o contador era visto como alguém tímido, quieto e que só sabia lidar com números. As mudanças no mercado exigiram desse profissional uma postura mais versátil, auxiliando na tomada de decisões por meio do domínio técnico e conhecimento profundo da empresa e suas variantes.
Mais do que isso, o contador passou a assumir um papel de gestor, principalmente por conhecer diversos processos, ferramentas e softwares de gestão que profissionais de outras áreas não dominam.
O mercado para a profissão de contador é vasto e possui diversas oportunidades, principalmente para aqueles que estão dispostos a se capacitar e evoluir. Com o aumento dos cursos de contabilidade nas instituições de ensino pelo Brasil, poderemos contar com mais profissionais qualificados e capazes de contribuir com a demanda da profissão.
Este artigo foi interessante pra você? Como você vem se capacitando na área da contabilidade? Deixe seu comentário abaixo.