Saber estabelecer preços é crucial para o sucesso de um empreendimento. Como essa etapa define o valor a ser desembolsado pelo cliente e que será responsável por oferecer recursos ao seu negócio, ela precisa ser definida corretamente.
E mais do que isso: a precificação precisa ser coesa e coerente, de modo a não gerar uma impressão negativa no mercado. Para isso, conhecer e acompanhar algumas métricas é indispensável — e, a seguir, você conhecerá 5 delas. Continue lendo!
Rentabilidade por produto
Uma das métricas mais fundamentais para estabelecer preços é a rentabilidade por produto. Ela consiste em dividir o lucro líquido pelo investimento necessário para a venda. Assim, quanto maior for a rentabilidade do produto, mais importante ele será para o negócio.
O impacto que essa métrica pode exercer na precificação consiste em evitar que o preço fique baixo demais a ponto de comprometer a rentabilidade. Ao mesmo tempo, é possível definir um valor equilibrado, de modo que a rentabilidade seja satisfatória, sem que o custo final seja excessivo.
Custo de aquisição de cliente (CAC)
O custo de aquisição de cliente (CAC) é mais uma métrica de vendas, mas que pode te ajudar a formar preços mais coesos. Isso porque um CAC elevado pode indicar que é preciso empreender mais esforços para fazer o cliente comprar o produto, o que diminui a rentabilidade em geral do item.
Ao mesmo tempo, um CAC menor oferece mais margem de lucro por unidade, o que pode permitir de forma consistente o estabelecimento de um preço mais baixo, em busca de mais competitividade.
Volume de vendas por produto
Como o nome diz, o volume de vendas por produto é uma métrica que mede todas as vendas realizadas em um certo período de tempo de um determinado produto. E ela é importante especialmente se for avaliada em série histórica, ou seja, comparando com resultados anteriores.
Se o volume de vendas por produto aumentou 20% no último semestre, por exemplo, é uma possibilidade realizar um leve ajuste de precificação para cima de modo a aproveitar a demanda; já se o volume de vendas por produto caiu 50%, talvez seja o caso de reavaliar o preço para gerar mais atratividade e mais vendas.
Tempo médio do produto em estoque
O tempo médio de produto em estoque, por sua vez, ajuda a medir o giro dos produtos. Quanto mais tempo o produto passa em estoque, mais despesas ele gera — o que significa que ele está encalhando. Essa situação exige uma atuação específica para evitar o desperdício, o que normalmente é feito por meio da precificação.
Assim, se um produto está com tempo médio em estoque maior do que o normal, é possível investir em um ajuste de precificação, como uma promoção sazonal, para aumentar o giro de produtos.
Preço médio de mercado
A métrica de preço médio do produto no mercado não poderia faltar aqui, simplesmente porque ela é uma das mais relevantes para estabelecer preços. É avaliando essa métrica que você identifica se o seu preço está muito acima ou muito abaixo da concorrência, podendo fazer um ajuste de margem ou de competitividade.
Isso evita produtos que são vendidos muito mais caros do que a concorrência e que perdem em competitividade, e também evita itens muito mais baratos que desperdiçam margem de lucro.
Depois de conhecer e aplicar essas métricas, o seu negócio vai conseguir um processo de estabelecer preços mais coeso, coerente, e, principalmente, atrativo para o mercado! E por falar em indicadores e métricas, aproveite para ler também sobre métricas de vendas e como elas podem ajudar o seu negócio!




