Quem cresceu com o costume de dizer Gilette, e não aparelho de barbear, deve ter uma boa noção do que branding é. Afinal de contas, só mesmo com uma excelente estratégia de branding para alterar a percepção do consumidor com relação ao real valor do seu produto.
Não à toa, o sonho de todo empreendedor é seguir pelo mesmo caminho, independentemente do seu porte ou segmento de atuação. E, por isso, nós decidimos ir além das habituais soluções tecnológicas e explorar, no post de hoje, 5 dicas para fazer uma estratégia de branding e fortalecer a sua marca. Confira!
1. Questione o que faz a sua empresa
Você sabe o que faz a sua empresa e quais são seus principais valores? Caso a resposta seja afirmativa, uma boa estratégia de branding é traçada a partir dessas singularidades.
Dessa maneira, você constrói sua marca ao redor de tais características, explorando seus conceitos para que a percepção dela seja associada a esses elementos.
2. Dê foco e direção à sua estratégia de branding
Em complemento à dica anterior, de nada adianta saber quem você é se você não sabe quem impactar.
Por causa disso, conhecer seu público-alvo é fundamental para que as ações sejam direcionadas a esse perfil — isso sem falar na relevância de suas mensagens.
Ou seja: o autoconhecimento é importante e o direcionamento é essencial, mas é a relevância da sua mensagem que vai fazê-los associar a sua marca a esses valores.
3. Proponha uma experiência completa
Muito se tem falado que ter um produto ou serviço de qualidade não é o suficiente. A experiência do consumidor importa, e muito, no sucesso de branding da sua marca.
Afinal de contas, que empresa não deseja que o seu cliente compre e espalhe para os amigos ou em suas redes sociais a respeito do atendimento impecável que ele teve, do produto ou serviço que superou suas expectativas e de um pós-venda eficiente, que o fez considerar novas compras nesse lugar?
Por isso, convém cercar de atenções o seu público-alvo, mas também o cliente que bate à porta ou acessa o seu e-commerce.
4. Crie uma identidade de renovação contínua
Uma estratégia de branding não é definitiva: ela é tão inconstante quanto cada um dos seus consumidores. Por isso, uma cultura de renovação garante que você e os talentos da sua empresa aprendam a trabalhar com essa metamorfose contínua.
Ou seja: mantenha um acompanhamento acirrado de cada campanha realizada e passe a medir a efetividade de cada uma delas. Veja o que pode ser retrabalhado e o que o seu consumidor e concorrência andam fazendo. Só assim a sua estratégia de branding passará a ser mais certeira.
5. Tenha o que falar para o seu consumidor
Com as estratégias de branding boladas, é hora de interagir com seu público-alvo. E com as múltiplas ferramentas tecnológicas inseridas em nossas rotinas isso não é difícil.
O desafio, entretanto, consiste em ter algo relevante (olha aqui a relevância novamente) para manter elevado o interesse do seu público-alvo e, consequentemente, fazer com que ele interaja mais, opine e compartilhe aquilo que você tem a dizer.
Com o tempo, mais pessoas passarão a fazer o mesmo, construindo uma base sólida que se identifique com o valor da sua marca.
Agora que você já conhece as principais dicas para criar uma estratégia de branding objetiva e eficiente, compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude os amigos empreendedores a darem um significativo passo rumo à criação de uma marca valiosa!