O mercado automobilístico vem enfrentando — principalmente por causa da crise econômica que assola o país — uma fase difícil nos últimos meses. E, para a sua concessionária evitar as quedas nas vendas e se manter competitiva nesse cenário, é preciso repensar estratégias, rever posturas e agir assertivamente. Neste post, listamos 4 dicas para aumentar a receita da sua concessionária. Veja:
Reveja a sua gestão
A ideia aqui é “arrumar a casa”, e o 1º passo é rever todos os processos da empresa à procura de erros ou pontos fracos. Estabeleça uma lista de prioridades e dê preferência para consertar as falhas que demandam menos tempo e recursos. Mesmo que seja preciso investir algum dinheiro, lembre-se: o objetivo é aumentar a receita da sua empresa. Não se esqueça de também identificar — e apostar — no seu diferencial de mercado.
Mantenha um atendimento de excelência
Mais adiante, vamos mostrar a importância de ter um bom site, já que as pessoas checarem informações na rede tenha se tornado um processo comum. Mas, inegavelmente, a compra de um veículo ocorre mesmo é na loja. E está aí a importância de um programa de excelência de atendimento, que compreende:
- oferecer treinamento constante aos funcionários — os tanto de vendas quanto os de aspectos técnicos;
- usar a boa remuneração como forma de incentivo;
- incentivar uma postura ética entre os colaboradores.
Invista em tecnologia
Já citamos a gestão e o atendimento e, agora, vamos falar sobre uma ferramenta que ajuda nessas 2 tarefas: o Customer Relationship Management (CRM). O CRM é um sistema que tem como objetivo entender e antecipar as necessidades dos consumidores e potenciais clientes. Em outras palavras, trata-se do desenvolvimento de planos e de ações de vendas e de pós-vendas para garantir a fidelização de clientes. Com ele, é possível realizar cadastrar dados socioeconômicos das pessoas, e essas informações podem ajudar no direcionamento das ofertas. Além disso, é possível planejar alertas de manutenções periódicas.
Use ferramentas de marketing
Agora que tudo está em seus devidos lugares, você deve prestar atenção às ações de marketing. Jogue as velhas ideias no lixo e concentre os seus esforços nas técnicas atuais de sucesso:
O marketing de conteúdo
Se você não está familiarizado com o termo, não se preocupe. O marketing de conteúdo nada mais é do que disponibilizar conteúdo de real interesse para o seu cliente ou os seus potenciais clientes — ou seja, eles devem querer ter acesso ao seu conteúdo e não ser arrastado para lá com a ajuda de pop us ou outros recursos duvidosos. Quanto maior a qualidade do conteúdo, mais pessoas você vai atrair.
O e-mail marketing
O e-mail marketing é uma das mais poderosas ferramentas de marketing disponíveis para as pequenas e médias empresas, afinal, ele fornece resultados previsíveis e custa pouco ou nada para usar.
Confira algumas boas práticas de quem adotou essa ferramenta:
- antes de qualquer coisa, construa a sua própria base de dados de e-mail em vez de comprar uma mailing list;
- sempre peça permissão para que não considerem os seus e-mails como spam;
não se esqueça de reforçar o seu compromisso com a confidencialidade; - envie os e-mails de vez em quando com um boletim de notícias, ofertas especiais ou anúncios — e lembre-se de somente contatar os seus clientes com informação útil, evitando o risco de desligamento.
O site
Hoje em dia, quase todo mundo usa a internet para checar um prestador de serviços potencial antes de decidir se vai (ou não) fazer negócios com ele. Isso inclui as pessoas com as quais você pode vir a comercializar os seus serviços.
É importante estar sempre atualizado e buscar novos conhecimentos constantemente. Só assim é possível aumentar a receita e se manter competitivo no mercado. Quer receber mais atualizações úteis? Então curta a nossa página no Facebook!