Mesmo com os recentes avanços da era da informação, os livros ainda são uma das principais formas de obtenção de conhecimento. Independentemente do formato — de papel ou digital —, eles seguem cumprindo a missão de compartilhar informações com qualquer pessoa interessada em aprender. E, como não poderia deixar de ser, várias dessas publicações têm destaque no universo da gestão.
Veja, a seguir, 6 livros de gestão obrigatórios para qualquer gestor que deseja se tornar um excelente profissional:
A Era da Irracionalidade
Professor da Escola de Negócios de Londres, Charles Handy fala sobre as mudanças que ocorreram no ambiente de trabalho no final dos anos 1980. As inovações tecnológicas e a redução dos postos de trabalho de período integral, entre outros aspectos, fizeram com que as velhas regras fossem abandonadas e que surgissem novas relações de trabalho.
Esse livro conquistou popularidade décadas depois da sua publicação, quando o crescimento da internet, o aumento da terceirização e o boom das redes sociais evidenciaram que a interpretação do autor estava assustadoramente precisa.
Feitas para Durar — Práticas de Sucesso de Organizações Visionárias
O livro se trata, sobretudo, de uma pesquisa com 18 empresas visionárias (tais como 3M, Disney e Sony) e traz à luz as práticas que tornaram essas organizações tão lucrativas.
Professores da renomada Universidade de Stanford, Jerry Porras e Jim Collins perceberam que, diferentemente do que se concebia, as empresas mais bem-sucedidas não são conduzidas por presidentes formidáveis. Na verdade, o que elas têm em comum é uma sólida cultura corporativa.
Competindo pelo Futuro
Gary Hamel e C.K. Prahalad explicam como o planejamento estratégico é essencial a todo tempo — e não somente durante pequenos períodos nos negócios regulares da organização. E, entre os ensinamentos-chave da obra, consta a necessidade de se adaptar às novas épocas e também se antecipar às mudanças.
Estratégia Competitiva — Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência
O livro de Michael Porter é fundamental para administradores que pretendem maximizar o lucro da sua empresa em um mercado de concorrência frenética.
Em Estratégia Competitiva — Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência, o professor lista 5 forças competitivas que resumem e simplificam a complexidade da indústria.
Com um passo a passo, a obra ajuda os gestores a ponderarem sobre os novos mercados e a determinarem como a economia se desenvolverá.
Inteligência Emocional
É uma obra que aborda o porquê de algumas pessoas com QI alto não obterem tanto sucesso — sobretudo quando comparadas com outras de QI inferior e um desempenho surpreendentemente bom.
De acordo com Coleman, a inteligência emocional é um conjunto de características — como autocontrole, persistência e motivação — sem as quais carreiras promissoras são destruídas.
O Mito do Empreendedor
O mito do título se refere à ideia comum de que um colaborador que se destaca tecnicamente ao atuar em uma determinada organização vão conquistar o sucesso ao comandar um negócio próprio. Michael Gerber derruba essa concepção ao dizer que, além de ser técnico, um empreendedor de sucesso deve ter visão de futuro e ser um bom gestor.
Agora que você já sabe quais são os livros de gestão que não podem faltar na sua estante, leia o post “5 filmes indicados ao Oscar que são exemplos de gestão”!