O mercado de seminovos enfrenta problemas desde a crise de 2008: o setor testemunha seguidas quedas dos índices de vendas desde o crash do setor bancário na década passada. E com a atual crise na economia brasileira, os desafios continuam.
Primeiro, os vendedores precisaram enfrentar a falta de consumidores diante da diminuição do IPI dos veículos novos, estratégia utilizada pelo governo para aquecer as vendas do setor automobilístico em 2008. Após isso, a falta de crédito no setor financeiro passou a impedir que diversos negócios fossem fechados. Agora, com o Brasil em recessão, o consumidor evita a compra de produtos com longo prazo de pagamento.
Mas como enfrentar todos esses desafios? Ofertas, diversificação de portfólio e redução de custos são algumas das principais estratégias para manter-se produtivo. Quer saber mais? Então leia este post:
Os efeitos da crise no mercado de seminovos
O mercado de venda de veículos seminovos tem enfrentado um longo período de dificuldades. Após a crise de 2008, vendedores passaram a ter mais dificuldades para aprovar crédito para os seus clientes, e a justificativa dada pelos bancos foi o aumento da seletividade em relação ao período pré-2008.
Ainda assim, quando uma venda é aprovada, os revendedores precisam lidar com o aumento da taxa Selic — o que espanta muitos potenciais consumidores, especialmente em um momento em que as taxas de desemprego estão em acensão. Para piorar, os preços do mercado estão em constante queda, o que prejudica a vida de todos os que estão envolvidos no setor: do vendedor, que precisa das comissões para complementar a sua renda, ao gerente, que precisa atingir metas cada vez maiores.
Como se proteger e se manter competitivo
Manter-se competitivo em tempos de crise pode parecer algo complicado mas, com algumas estratégias, é possível garantir a liquidez do negócio mesmo em momentos econômicos pouco favoráveis. Cortes, ofertas e estratégias de negócio devem ser refeitas para se adequar ao novo cenário.
Faça da internet sua ferramenta de venda. A rede tornou-se o principal meio de realização de negócios para vários setores. Ela é uma forma simples de atingir um grande número de potenciais consumidores por um baixo custo.
Anunciando os seus veículos em sites especializados, a sua empresa terá maior visibilidade e facilidade para fechar uma venda. Sempre crie anúncios atraentes, com boas imagens e uma descrição completa do automóvel. Assim, as chances de alguém se interessar por aquele carro que está parado há meses no seu pátio de veículos será muito maior.
Não tenha medo de criar plantões de venda e ofertas mais atraentes para o consumidor. Ao lado de linhas de crédito alternativas, isso pode representar a diferença entre ter um salão de vendas vazio e um com várias vendas sendo concretizadas.
Busque tornar a sua empresa mais econômica. Diminua custos em todo as áreas. Do fim do uso de copos descartáveis por funcionários ao uso de lâmpadas de LED, pequenas medidas podem te auxiliar a ter menos custos operacionais e, consequentemente, a se manter mais competitivo.
Faça da tecnologia a sua parceira. Softwares de gestão podem ser usados por tornar a administração do negócio mais eficiente. Eles diminuem a papelada diária e auxiliam gestores a encontrarem pontos que precisam de melhoria na empresa.
Vencendo a crise diariamente
Períodos de crise econômica representam um grande desafio para gestores de todas as áreas. No ramo da venda de carros seminovos, especificamente, o desafio pode ser ainda maior. Para se adaptar ao cenário difícil, novas abordagens comercias podem ser adotadas na sua empresa.
A internet (que mesmo em momentos de crise não apresentou queda no seu volume de negócios) pode ser abraçada como uma forma simples de vender carros para todo o país. Já as medidas de contenção de custos facilitam a manutenção da liquidez dos negócios sem que o gestor precise recorrer a cortes de pessoal ou ofertas com margem de lucro muito baixa.
Ao buscar novas formas de realizar bons negócios, uma empresa consegue atingir mais pessoas e vencer até em momentos nos quais a situação econômica é pouco favorável para investimentos de longo prazo. E você, como tem enfrentado a crise? Conta para a gente nos comentários!