Saiba unificar marketing e vendas com o SDR

Geral

Para ter sucesso, uma empresa conta com um bom trabalho das equipes de Marketing e Vendas. O primeiro time fica responsável pela captação e nutrição de contatos, ou seja, divulga a empresa e os produtos que ela oferece e cria um relacionamento efetivo com os clientes, trazendo contatos para serem trabalhados e atendidos pela equipe comercial.

Isso significa que as duas equipes precisam atuar de maneira sinérgica para que a empresa atinja bons resultados nas vendas. Muitas vezes, unificar marketing e vendas é um desafio para os gestores. O texto de hoje foi escrito pensando justamente nisso, em como um gerente pode integrar suas equipes de marketing e vendas utilizando o serviço de SDR. Acompanhe!

O que é SDR?

A sigla SDR significa sales development representative ou, em português, representante de desenvolvimento de vendas. Esse profissional pode ser a solução para unificar marketing e vendas dentro da sua empresa.

Seu trabalho é receber os leads — contatos gerados e qualificados pelo time de Marketing — e selecionar os que são qualificados para a equipe de vendedores. Enquanto um prospector comum procura saber se o contato possui verba e interesse em realizar a compra, o SDR foca seu trabalho em compreender os problemas do cliente, em encontrar possíveis soluções e se o contato está em um bom momento para a compra.

Além disso, é tarefa do SDR fazer com que o lead conheça mais sobre o produto que está sendo oferecido e, assim, avançar no funil de vendas passando para a próxima etapa: a compra.

Como o SDR pode unificar marketing e vendas?

Por meio das funções do representante de desenvolvimento de vendas, fica claro que essa é uma área intermediária entre as áreas de Marketing e Vendas. Ou seja, ao invés dos contatos passarem diretamente do Marketing para o Comercial, antes eles são analisados e conhecem melhor as soluções oferecidas pela empresa.

Isso faz com que os leads avancem no funil de vendas a medida que compreendem mais sobre a empresa e seus produtos. Dessa forma, a equipe de Vendas recebe contatos muitos mais prontos para a compra e realmente interessados em efetivá-la, aumentando consideravelmente a taxa de conversão.

Esse trabalho cria uma sincronia entre as equipes de Marketing e Vendas, e reclamações comuns nas rotinas das duas áreas diminuem. Veja alguns exemplos:

  • Vendas passa a ser menos negligente com os contatos do Marketing, aumentando a chance de conversão de clientes e satisfação das equipes;
  • Marketing enxerga, na prática, um cuidado maior com os contatos que são passados para a venda, diminuindo o trabalho que terão com cada lead. Isso gera mais tempo para novas captações e abre portas para novos negócios.

O SDR divide o trabalho de vendas em duas etapas: a qualificação do contato e a efetivação da venda. Assim, o foco do SDR é gerar mais negócios para o time de vendas finalizar. O processo de vendas se torna mais alinhado e ágil, tornando possível — e necessário — unificar marketing e vendas a fim de alcançar mais resultados para os negócios.

Informações como essa certamente te ajudarão a alavancar os lucros da sua empresa. Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades do blog!

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