Marketing de Defensores, você sabe o que é? A sobrevivência das empresas no mercado, seja dentro ou fora do meio virtual está cada vez mais atrelada à participação e fidelidade dos seus clientes.
E no que tange a uma concessionária, seja ela de veículos, motos, agrícola ou de caminhões não é diferente, os compradores exercem papel cada vez mais importante no marketing e comunicação do negócio, atraindo novas vendas.
Em síntese, o marketing de defensores consiste numa estratégia focada naqueles clientes que acreditam na marca e confiam na empresa.
São aqueles que participam ativamente e interagem nos canais de comunicação, com posições a favor da empresa.
Acompanhe os tópicos seguintes e saiba usar o Marketing de Defensores em sua concessionária?
Os defensores da marca
Aquele comprador engajado, feliz com a compra do automóvel, que divulga o conteúdo da empresa, sempre interagindo nas mídias sociais e indicando os produtos e serviços é um defensor.
Quer dizer, um defensor da marca é aquele que, por meio de uma boa experiência de compra, postura da empresa, atendimento, qualidade do produto (ou diversos outros fatores) se identificou com o negócio e mantém uma relação mais próxima com a empresa.
Mas o mais importante é entender como eles podem auxiliar na potencialização dos resultados do negócio.
A maior parte das indicações que, de fato, funcionam para os negócios são aquelas realizadas pessoalmente. E o grande desafio das empresas, é trazer essas experiências também para o meio digital.
Isso porque no ambiente virtual existem mais ferramentas para interagir e construir relacionamentos com novos clientes, podendo esses se converter em defensores da marca.
Programa de Defensores de Marca
Na disciplina de marketing de defensores, uma das melhores táticas para conquistá-los é a elaboração de um plano, no caso o programa de defensores de marca.
Um bom programa é concebido pensando no cliente e em como tanto ele, quanto a marca podem se beneficiar das iniciativas.
Esse planejamento deve focar em promover incentivos para que os compradores se tornem mais engajados e próximos ao negócio.
Por isso, é importante destacar que para criar defensores, esse precisam se sentir à vontade com a marca. Logo, a concessionária deve estar sempre aberta aos seus clientes.
Vantagens do Marketing de Defensores
Um bom programa de Defensores de Marca proporciona resultados expressivos para a marca.
Portanto, a seguir, algumas das quais você precisa conhecer:
Obtém as melhores leads
As indicações dos defensores têm até 5 vezes mais chances de conversão em vendas do que uma lead criada por meio de outro processo.
Logo, incentivar indicações se traduz em mais oportunidades de negócio.
Marketing de Defensores: favorece os reviews
Avaliações positivas são muito importantes, sobretudo, porque são apresentadas nas buscas do Google.
Em geral, os defensores não hesitam em realizar reviews positivos e compartilhar com outras pessoas os pontos favoráveis do produto/serviço da empresa.
Feedback sobre lançamentos
Havendo a necessidade de um teste de um novo produto, ou a verificação da aceitação de um novo tipo de serviço, os defensores estarão dispostos a opinar sobre a novidade.
Essa é uma excelente oportunidade de lançar algo novo no mercado sem correr o risco de prejudicar a imagem da empresa.
Afinal, oferecer um produto ou serviço deficiente pode prejudicar toda a imagem da organização que vem sendo construída ao longo de anos.
Marketing de Defensores: conteúdo de melhor qualidade
O conteúdo compartilhado nos canais de comunicação da empresa se torna cada vez melhor, graças ao feedback dos defensores.
Com essa participação, a empresa pode compartilhar tudo, sem temer a rejeição do público alvo e ainda se antecipando as suas necessidades.
Isso sem levar em consideração o material publicado pelos próprios seguidores da empresa, sendo ainda customer friendly, já que é desenvolvido por eles mesmos!
E então? Pronto para utilizar a estratégia do marketing de defensores na sua concessionária, mas não se preocupe, se tiver alguma dúvida, basta deixar um comentário!