Fazer a cobrança de clientes não é uma tarefa fácil, isso porque nem sempre as técnicas adotadas são eficientes, fazendo com que o atraso permaneça e muitas vezes que os valores não seja pagos nem mesmo tardiamente. Mas, muito além de saber cobrar os consumidores é preciso primeiro organizar a empresa financeiramente para que se tenha um total controle das contas e dos valores a serem recebidos.
No caso de uma concessionária, por exemplo, existem algumas regras que devem ser seguidas pelo departamento financeiro a fim de se ter o máximo controle das contas.
- Administrar as despesas
- Controlar as receitas
- Registrar todas as entradas e saídas financeiras
- Respeitar o orçamento e planejamento financeiro anual
- Definir as prioridades
- Controlar os estoques
- Cortas gastos considerados supérfluos
- Por fim, utilizar um software que auxilie na gestão, etc.
Seguindo esses passos a organização ficará muito mais simples, contudo ainda é preciso saber como fazer a cobrança de clientes que estão em atraso. Para isso é necessário saber fazer o contato e ter formas de negociar com ele.
Trabalhe o pós-vendas
O relacionamento com o cliente não deve terminar assim que ele sai da empresa, isso porque ele deve se sentir lembrado e importante, fazendo com que ele se perceba ainda mais obrigado a pagar em dia. Alguns dias antes do vencimento das parcelas é interessante entrar em contato para fazer uma pesquisa de satisfação pós-vendas, essa simples atitude pode fazer com que ele repense caso estivesse cogitando em não pagar.

Tenha funcionários treinados para fazer a cobrança de clientes
O ideal é ter funcionários específicos para essa função que passaram por um treinamento e sabem como cobrar o cliente sem serem agressivos ou ameaçadores. Capacitar os funcionários será fundamental para que saibam lidar com as mais diferentes situações, entendam a condição do cliente e ofereçam meios para que o pagamento seja realizado.
Cobrança de clientes: trabalhe com diversos meios de contato
O telefone pode ser eficiente, mas não é o único canal de comunicação e também nem sempre o cliente pode atendê-lo. As primeiras cobranças podem ser feitas de maneira menos invasiva como o envio de um e-mail ou mensagem, se o consumidor simplesmente tiver esquecido de pagar esse será um ótimo lembrete que não causará constrangimento a ele.
Já nos casos em que o atraso permaneça por mais tempo o telefonema e outros recursos podem ser utilizados.
Utilize um software eficiente pra ajudar no controle
Fazer o controle manual dos clientes em atraso é uma perda de tempo, sem falar que pode gerar diversos erros. Por isso, um software bem estruturado auxilia nesse processo, indicando o período de atraso e reunindo todos os dados de contato. Combinado com uma política de cobrança eficaz os resultados são surpreendentes.

Tenha opções de pagamento
Não basta entrar em contato com o cliente e simplesmente cobrar, se ele não tiver condições de pagar a parcela continuará em atraso. Se a empresa deseja receber é preciso ter opções de negociação como parcelar o valor, isentar juros e multa, entre outros. Pense em estratégias para que a cobrança seja eficiente e resulte no pagamento.
Portanto, se a empresa possuir um financeiro organizado e estruturar a cobrança de clientes, em pouco tempo os atrasos e inadimplências cairão de forma significativa, melhorando o fluxo de caixa.
E na sua empresa existe alguma política de cobrança eficiente? Compartilhe quais foram as ações adotadas para reduzir o número de inadimplência.