Por mais que existam padronizações na prestação de serviço das concessionárias e uma gama cada vez maior de atendimentos realizados aos clientes, como, venda de autopeças, serviços de revisão e manutenção, além da venda de veículos novos e usados, é claro, são muitos os casos de empresas que não conseguem encontrar respostas para os números (normalmente insatisfatórios) ao final de determinado período.
Na maioria das vezes isso é fruto da ausência do controle financeiro, ou seja, a ciência com exatidão de cada valor que entra ou sai da concessionária. Pensando nisso, o post de hoje lhe informará sobre a importância do controle de custos, da organização quanto à circulação de bens e valores no empreendimento e como fazer para melhorar este aspecto. Confira!
O que é controle financeiro?
O controle financeiro nada mais é do que saber com exatidão qual é a situação financeira de um negócio, normalmente lançando mão de recursos, como sistemas para gestão de estoques, planilhas para controle diário do caixa, acompanhamento constante das rotinas bancárias etc.
Por que o controle financeiro é importante?
Ter o controle financeiro bem feito em sua concessionária lhe dará a oportunidade de poder avaliar constantemente a situação financeira do negócio, de modo que você possa tomar decisões assertivas sobre expansões no empreendimento, corte de custos, implantação ou extinção de determinado tipo de serviço prestado, ou produto vendido, prazos de negociação com fornecedores, entre outros.
Como fazer o controle financeiro da concessionária?
Disponha de um sistema de gestão para a sua concessionária
O controle de custos, despesas e ganhos depende muito das anotações e do preenchimento de planilhas por parte dos responsáveis, o que pode levar a perdas de documentos e erros humanos. Isso acaba provocando inconsistências nos resultados e pode acarretar em problemas com acertos financeiros, decisões quanto à forma de administrar a concessionária, e, em casos mais graves, “dores de cabeça” com os órgãos fiscais.
Realize o fluxo de caixa de forma rigorosa
Não deixe passar nenhum gasto ou entrada. Desde a venda de um veículo top de linha, até mesmo a compra do café para a sala de espera de clientes.
Acompanhe constantemente os demonstrativos de resultados
Esteja sempre atento quanto ao controle de custos de mercadorias e também das despesas fixas e variáveis, de forma que você consiga avaliar com clareza qual é a receita proveniente da diferença entre os valores que saem e que entram na concessionária.
Tenha o pleno conhecimento do patrimônio da empresa
Outro ponto importante do controle financeiro de uma concessionária, é ter informações sempre atualizadas sobre o ativo patrimonial do negócio, de maneira a comparar e compreender tendências de crescimento, endividamento em função de expansões etc.
Controle de estoque
Mais do que saber o que existe no estoque, é fundamental ter tudo devidamente inventariado de forma a decidir quando é hora de fazer promoções para se livrar de mercadorias paradas, aumentar o estoque de determinado veículo ou peça em função da demanda (percebida no controle de saída) etc.
Enfim, o controle financeiro lhe permitirá aproveitar mais as suas qualidades de bom gestor, de maneira que os prazos de pagamentos dos clientes, o momento certo de adquirir novas mercadorias, decisões sobre parcelamentos ou pagamentos à vista, e outros aspectos da gestão da concessionária, sempre sejam feitos de forma bem embasada, tornando-a bem mais lucrativa.
E como é feito o controle financeiro na sua concessionária? Aproveite o espaço dos comentários e participe da conversa com a gente!