Como usar dados de clientes nas vendas?

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Coletar, armazenar e saber gerenciar dados de clientes com ajuda da tecnologia é a essência de qualquer estratégia de marketing de sucesso. Você está utilizando esse recurso da melhor maneira possível ou desperdiçando ótimas oportunidades de vender mais?

Acompanhe o post de hoje e descubra como usar dados para melhorar as suas vendas!

Estágios de compra do consumidor

A jornada de compra do consumidor passa por três estágios: atração, consideração e decisão. A lead (potencial cliente) que está na fase de atração é aquele que está buscando informações.

Na fase de consideração, ele já demonstra um interesse mais focado em solução. A decisão é o momento em que acontece a conversão do lead em cliente, ou seja, a conclusão da compra.

O diálogo muda conforme o estágio

Para cada uma dessas fases, é necessário fazer uma abordagem diferente, e personalizada. Por exemplo, não é recomendável que os consumidores no estágio de atração recebam conteúdos que apresentem o seu produto diretamente, pois esse tipo de publicidade explícita não funciona.

Esse momento é propício para promover engajamento com a sua marca e não ser um spam na vida das pessoas. “Não fazer com os outros aquilo que você não gostaria que fizessem com você” é um lema que serve tanto para a vida pessoal, quanto para o relacionamento com o consumidor.

Também é preciso tomar cuidado com o oposto: abordar uma lead que percorreu a jornada de compra até a fase da decisão e, no momento da venda, tratá-lo como se ele nunca tivesse ouvido falar da empresa também é errado.

Afinal, como administrar todas essas informações de forma inteligente e assertiva? É o que você vai aprender nesse post.

Por que utilizar dados de clientes

É possível saber quantas vezes o usuário visualizou determinado produto, qual a sua preferência, histórico de compras concluídas e não finalizadas, e-mails que foram abertos ou ignorados, além de informações como idade, sexo, localização, entre outras.

Com base nessas informações, é possível colocar em prática uma estratégia de marketing mais assertiva, pois as campanhas são personalizadas para atender à necessidade de cada público de maneira individualizada, conforme as necessidades e preferências de cada usuário.

Como fazer a coleta de dados

Existem diversas formas de coletar dados de clientes: por meio do site da sua concessionária, e-mail, redes sociais, pesquisas, entre tantos outros. Confira essas dicas:

1 – Amplie seus canais de comunicação

Hoje as empresas precisam ser multicanais, ou seja, disponibilizar diversos canais de relacionamento: telefone, whatsapp, site, redes sociais mais populares, e-mail, chat on-line, SMS, etc. O consumidor escolhe a melhor forma de interagir e, assim, você tem mais opções para conhecê-lo melhor.

2 – Crie uma área de cadastro no site

Para incentivar o cadastro de novos potenciais clientes no site algumas empresas estão oferecendo algum tipo de benefício, como bônus ou desconto na primeira compra. É uma estratégia focada em atrair e coletar informações sobre aquele consumidor.

3 – Integre o login do site com as redes sociais

É tendência permitir que as pessoas se cadastrem ou façam o login no site ao clicar no ícone da rede social favorita. Além de ser um procedimento mais rápido e prático para o usuário, dessa forma as empresas podem capturar dados importantes como: idade, sexo, local de residência, e-mail, preferências, etc.

4 – Utilize landing pages

As landing pages são páginas de captura de dados, principalmente o endereço eletrônico. Para o usuário preencher as informações na landing page, a empresa precisa oferecer uma vantagem, como um curso gratuito, um e-book informativo, etc. Quanto mais endereços você conseguir, aumentam as chances de converter leads em clientes.

Tenho uma lista de clientes. E agora?

Após a identificação das leads, é preciso fazer um planejamento das ações para traçar quais informações serão úteis para cada objetivo. Muitas vezes, a sua estratégia pode ser voltada apenas para um determinado tipo de público. Por exemplo: apenas homens, visitantes ou só para quem já fez uma compra.

Para isso é preciso fazer a segmentação do seu público. Impossível fazer isso tudo sem ajuda da tecnologia, não é mesmo? É fundamental contar com ferramentas de automação de marketing para gerenciar todas essas informações de forma prática e eficiente.

Por isso, confira, a seguir, essas dicas para você gerenciar a sua base de clientes:

Newsletter ou E-mail marketing

Se você conseguiu uma lista de e-mails de pessoas interessadas no seu negócio, essa é uma ótima oportunidade de manter um relacionamento com esse público. Uma maneira de fazer isto é elaborar o envio de newsletters com dicas que serão úteis para eles.

Converse com os consultores de venda da sua concessionária. O que os clientes costumam perguntar antes de decidir comprar um carro? As dúvidas deles podem se transformar em pautas com assuntos interessantes para atrair clientes na internet. O conteúdo publicado no site poderá ser localizado no Google e quem está inscrito na newsletter receberá por e-mail.

Anúncio nas redes sociais

É possível utilizar a sua base de e-mails para criar anúncios personalizados para o seu público por meio de anúncios pagos nas redes sociais. Dessa forma, você poderá ser mais persuasivo e apresentar o seu produto para aquelas pessoas que acessaram o seu site em busca de informações sobre um determinado veículo, por exemplo.

A maior vantagem de anunciar nas redes sociais é poder segmentar o seu público e escolher a plataforma ou a posição do anúncio, que pode ser direcionado apenas para visualização em aplicativos móveis, no feed de notícias, na lateral da página, entre outros, além de ser uma boa oportunidade de aplicar remarketing.

Remarketing é uma estratégia que vem sendo muito utilizada por profissionais da área. Consiste em apresentar um anúncio exclusivo para aqueles usuários que visitaram as páginas do seu site com base nas preferências deles. Ademais, é também uma forma de influenciar a compra por impulso.

Para administrar dados de clientes de forma eficiente é fundamental que a sua equipe de marketing esteja sintonizada com o time de vendas e que a sua empresa disponha de softwares capazes de gerenciar todas essas informações e otimizar os resultados.

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