O mundo empresarial está cada vez mais competitivo. No ramo dos negócios automotivos, tão importante quanto agregar uma nova clientela é fidelizar a já existente, garantindo que haja continuidade no número de vendas e serviços prestados.
No entanto, em tempos de crise, como conseguir excelência em fidelização de clientes sem grandes impactos financeiros para o negócio? A resposta é simples: foco total no atendimento ao cliente. Veja abaixo, em 4 passos, como alcançar esse objetivo!
1 – Capriche na primeira impressão
O processo de fidelização focado no bom atendimento ao cliente começa já no primeiro contato. Trabalhe para manter um ambiente limpo e organizado, funcionários acolhedores e uma boa reputação no mercado automotivo. Dessa forma, você passará uma imagem de profissionalismo e seriedade, transmitindo mais segurança e tranquilidade para o cliente fechar o negócio.
Também é vital que não se deixe faltar produtos diversificados e de qualidade no estoque, pois dessa forma o cliente estará satisfeito em termos de opções de compra e não precisará ir até a concorrência buscar o que procurava.
2 – Capacite a sua equipe
Os clientes não ficam satisfeitos apenas em adquirir um determinado produto ou serviço. Eles desejam saber a origem, como funciona, se há produtos similares, quais as vantagens e desvantagens. Para responder a tantos questionamentos, o empresário deve estar acompanhado de uma equipe bem preparada. Caso se trate, por exemplo, de uma loja destinada à venda de automóveis ou de peças, os funcionários deverão conhecer os detalhes dos veículos ou produtos à mostra (marca, ano, modelo, acessórios, desempenho do motor etc.).
Deve-se ter em mente que hoje, graças à internet, o conhecimento é muito acessível, portanto, a leitura de assuntos relacionados ao mundo automotor está ao alcance de todos.
3 – Ofereça outros canais de atendimento
Aqui o importante é dar comodidade e facilidade ao cliente que deseja entrar em contato com a empresa. Possuir várias formas de atendê-lo traz mais proximidade e confiança, principalmente àqueles clientes que prezam, acima de tudo, pela eficiência e rapidez no atendimento.
Por isso, invista em canais de atendimento diversificados, como e-mail, mensagem de texto, aplicativos, chat online no site de empresa ou perfis em redes sociais.
4 – Tenha cuidado com o pós-venda
De nada adianta ter vendas primorosas e mais tarde pecar no pós-atendimento ao cliente. Assim, você corre o risco de prejudicar a boa relação anteriormente criada.
Lembre-se: o preço de ter um cliente insatisfeito pode ser alto, já que há grandes chances de que ele relate a má experiência a pessoas próximas ou reclame da empresa nas redes sociais.
Portanto, sempre respeite a promessa de garantia feita ao cliente e ofereça a ele no pós-venda a mesma atenção que foi dada durante o primeiro atendimento. O pós-venda bem feito fará com que o consumidor retorne em breve ao seu estabelecimento!
Os pontos listados acima são importantíssimos para quem deseja fidelizar consumidores com base no bom atendimento ao cliente. Afinal, cada detalhe conta na hora de se sobressair no acirrado mundo dos negócios.
E você, tem alguma dica de bom atendimento ao cliente? Deixe seu comentário! Para mais dicas, fique sempre ligado no nosso blog.