5 tecnologias para reduzir custos na concessionária

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Em tempos de crise econômica, reduzir custos é uma prioridade de qualquer empresa. Em busca desse objetivo, investimentos são remodelados, projetos modificados e a rotina de setores reavaliada em busca de métodos mais eficazes e econômicos.

Para o gestor de TI, a busca por métodos de trabalho que causem um impacto orçamentário menor deve ser parte de suas rotinas diárias. Quer saber como isso pode ser feito? Então, veja as cinco dicas que preparamos para você!

1. Ferramentas colaborativas de comunicação

A simplificação de processos auxilia qualquer equipe a reduzir custos. Nesse sentido, softwares de comunicação não só criam ambientes colaborativos, mas também facilitam a redução do número de erros, a criação de processos mais fluidos e a manutenção de rotinas com menos gargalos. Um ambiente de trabalho mais integrado é mais produtivo e tem maior capacidade de resposta às necessidades dos usuários. Projetos são executados com maior agilidade e, assim, acabam tendo um custo menor.

2. Softwares de gestão integrada

Os softwares de gestão integrada (chamados de ERP) são uma importante ferramenta para quem pretende tornar o ambiente corporativo mais integrado, com dados precisos e custos operacionais que são continuamente reduzidos. O uso do ERP causa um grande impacto na forma como os serviços da empresa são executados. Os processos de tomada de decisão, por exemplo, ganham maior grau de sucesso, tendo em vista que gestores utilizarão informações mais atualizadas.

Além disso, o ambiente interno poderá ser continuamente otimizado. A centralização de informações sobre vários setores em um único ambiente facilita o rastreamento de pontos que necessitam de melhorias. Dessa forma, gestores podem aplicar medidas que tornam os processos internos mais eficazes e econômicos.

3. BYOD

Sigla para Bring Your Own Device, ou Traga o Seu Próprio Aparelho, o termo BYOD é utilizado para designar políticas em que os funcionários de uma empresa são incentivados a utilizarem dispositivos próprios dentro do ambiente corporativo. Esse método de gestão tem como maior impacto a melhora do ambiente interno e a redução de custos operacionais.

Quando colaboradores utilizam os próprios aparelhos, eles tendem a trabalhar com mais agilidade, aumentando a qualidade do ambiente interno. Além disso, ao direcionar o custo de aquisição de novas peças para o funcionário, a empresa elimina gastos com a renovação de aparelhos e, ao mesmo tempo, passa a ter um acesso mais fácil a equipamentos de ponta.

Mas, para que a adesão ao BYOD seja feita com sucesso, a empresa deve rever políticas de segurança e privacidade. Elas devem ser replanejadas para que o negócio não seja afetado por dispositivos com menor controle do departamento de TI. Isso inclui a implementação de ferramentas de criptografia, protocolos de segurança, sistemas de VPN, controle de acesso, entre outras medidas de segurança.

4. Computação na nuvem

As plataformas de computação na nuvem estão causando um grande impacto em vários negócios. Empresas passaram a ter softwares licenciados com um custo menor, serviços com maior escalabilidade e rotinas mais flexíveis. Além disso, o trabalho de funcionários ganha mais mobilidade, uma vez que o acesso a dados passa a ser feito em mais locais e com maior confiabilidade.

Os serviços de cloud computing podem ser integrados a várias rotinas. Sistemas de armazenamento de arquivos aumentam a capacidade de acesso a dados e melhoram as políticas de backup. Além disso, ERPs podem ser integrados à nuvem, junto com a execução de máquinas virtuais. Assim, as ferramentas corporativas tornam-se mais escaláveis e seguras.

5. Outsourcing em TI para reduzir custos

A terceirização de serviços de TI, junto com a computação na nuvem, é uma das formas mais populares de reduzir custos com a gestão da infraestrutura de serviços digitais de um negócio. Uma empresa pode investir no outsourcing em dois pontos: contratando funcionários em empresas externas ou locando equipamentos.

Ambos os modelos de negócio tornam a gestão financeira da empresa mais precisa e flexível. O aluguel de equipamentos facilita o acesso a dispositivos de última geração. Já a terceirização de técnicos desburocratiza processos administrativos e reduz custos de contratação de pessoal.

Quer saber como tornar a sua gestão de equipes mais eficaz? Veja o nosso post com dicas sobre o tema!

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