Não há dúvidas de que o bem maior de um negócio é a qualidade de se manter uma boa carteira de clientes. E, para conseguir tal objetivo, o passo primordial é cuidar para que o atendimento ao cliente seja foco incessante de aperfeiçoamento por parte do empreendedor e de sua equipe.
No artigo de hoje, destacaremos 5 regras de atendimento, essenciais para quem deseja fidelizar clientes e aumentar os lucros. Confira!
1. Utilize a comunicação S.C.O.T.
A técnica de comunicação S.C.O.T. significa segurança, clareza, objetividade e transparência. São princípios simples e, ao mesmo tempo, indispensáveis no dia a dia do empreendedor.
Ser claro e transparente ao negociar é não deixar dúvidas sobre produtos, serviços, formas de pagamento e prazos de garantia, itens que podem se tornar dor de cabeça no pós-venda, caso não sejam devidamente explicados.
A consequência de ser claro e transparente é uma argumentação mais objetiva, sem rodeios, em que o cliente se mostrará mais seguro para fechar o negócio.
2. Mantenha uma equipe preparada
Certifique-se de estar cercado de pessoas compromissadas em oferecer o melhor atendimento a quem entra em sua empresa.
Em um cenário em que as empresas oferecem praticamente os mesmos produtos a preços similares, o diferencial acaba sendo o atendimento ao consumidor. Um cliente bem tratado será sempre um potencial difusor de boa propaganda para o seu empreendimento.
3. Eleve os canais de atendimento ao cliente para o SAC 2.0
Ouvir os clientes é fundamental, mas, para isso, devemos ir até onde eles estão. A tecnologia fez evoluir os serviços de comunicação com o consumidor: se, antes, usávamos quase que exclusivamente apenas o atendimento pessoal e o telefônico, hoje, vemos o SAC 2.0 incluir o uso intenso de e-mails e redes sociais na rotina empresarial.
Migrar para o SAC 2.0 é uma forma de fidelizar, oferecendo maior comodidade aos fregueses. E isso sem grandes custos, visto que a criação de perfis em redes sociais e contas de e-mails são gratuitas, logo, basta apenas um computador para gerenciar as interações com os clientes.
4. Crie um programa de fidelização
Quem não gosta de ser tratado de forma especial? Bem, para valorizar o relacionamento com os consumidores e vencer o desafio de fazê-los voltarem para novas compras, uma ótima tática a ser usada é a criação de um programa de fidelidade.
Com um programa de recompensas, o cliente pode ganhar pontos para cada compra que realiza para, depois, trocá-los por prêmios ou descontos. Dessa forma, estará criado um incentivo que motivará o freguês a retornar em breve para fechar mais negócios.
5. Faça um pós-venda de qualidade
Nunca abandone o cliente! O pós-atendimento é tão importante quanto a venda inicial, por isso, sempre cumpra o que foi combinado, esteja aberto a eventuais reclamações e procure mostrar agilidade para solucionar possíveis problemas que surgirem.
Um pós-venda bem feito é responsável por recuperar a credibilidade da empresa junto aos consumidores, sendo encarregado de concluir o processo de fidelização que começou lá atrás, no primeiro atendimento ao cliente.
Gostou das nossas dicas? Qual é a sua estratégia para prestar um bom atendimento ao cliente? Conte-nos, deixando o seu comentário!