Nos últimos anos, o cenário econômico exigiu que as concessionárias buscassem a melhoria contínua para se destacar entre a concorrência. Assim, é extremamente importante encantar o cliente para obter sua fidelidade, possibilitando que a satisfação do mesmo traga novos interessados para o negócio.
Nesse contexto, utilizar as novas ferramentas disponíveis no mercado e realizar ações estratégicas são algumas das atitudes necessárias para demonstrar preocupação e surpreender o real responsável pela existência da concessionária: o cliente.
Pensando nisso, no post de hoje, apresentamos dicas certeiras para você encantar o cliente e sair na frente. Continue a leitura e mãos à obra!
Invista em treinamento
É essencial manter os colaboradores atualizados e preparados para atender a todos os clientes. Portanto, utilize os meios disponíveis para capacitar e repassar todo o conhecimento necessário, deixando claro qual é o padrão de atendimento que a concessionária deseja obter.
Nesse sentindo, uma ótima ideia é organizar um evento de vendas para os funcionários, onde as informações mais relevantes e técnicas de vendas poderão ocorrer em dinâmicas. É vital que os membros de cada área conheçam seus processos internos, assim como eventuais informações que encantem o cliente, como características e diferenciais de carros, por exemplo.
Personalize o atendimento
Nada melhor que ser chamado pelo nome, não é mesmo? Encontre um meio de garantir que o nome e as preferências do cliente sejam sempre lembradas. Para isso, utilize um sistema para garantir que todo o histórico, incluindo as compras do cliente, possa ser consultado a qualquer momento.
Isso demonstra sua preocupação constante em atender às necessidades de cada pessoa, de forma individualizada e sem a necessidade de repetir informações. Esse tipo de ação fideliza o cliente e conta especialmente em sua tomada de decisão.
Preocupe-se com o ambiente
Criar uma concessionária confortável para o cliente será um diferencial competitivo. Assim, além de se preocupar com a aparência, luminosidade e limpeza, procure desenvolver um local que atenda a todas às possíveis necessidades.
Para tanto, inclua bebidas e serviços que possibilitem a comunicação, como rede de internet sem fio. Esses fatores constroem um ambiente favorável para que o cliente confie na concessionária — que, através de sua ambientação, já demonstra a preocupação pelo cliente.
Coloque o cliente no topo
Como ocorre na teoria da pirâmide invertida, colocar o cliente no topo significa direcionar todas as ações para atendê-lo bem e fazer com que todos compreendam a razão do trabalho realizado. Na sequência, estão os vendedores e gestores, que serão os responsáveis pelo contato e sustentação de toda a pirâmide.
Essa visão permite que toda a empresa esteja realmente focada na geração de resultados, que serão a consequência da performance dos envolvidos.
Encante sempre
Busque formar um vínculo contínuo com o cliente, mesmo após a compra. Isso cria um relacionamento duradouro que, a longo prazo, proporcionará resultados significativos. Enviar mensagens no aniversário, por exemplo, trará um reconhecimento diferenciado ao cliente. No contexto das concessionárias, garanta que o comprador busque futuramente por novos serviços ou compras, algo que será motivado por sua lembrança positiva das últimas experiências com a empresa.
Viu só? Alguns fatores são fundamentais para encantar o cliente de uma concessionária. Investir em treinamento para garantir o conhecimento necessário por parte da equipe, personalizar o atendimento, construir um ambiente agradável, investir em recursos tecnológicos e focar em ações estratégicas podem posicionar a empresa de forma competitiva no mercado.
Melhore e otimize seu atendimento de forma contínua e, assim, surpreenda cada vez mais seu público! Com nossas dicas, você está mais do que preparado para encantar o cliente. Tem outras dúvidas sobre o assunto? Sugestões e experiências para dividir com a gente? Deixe seu comentário e entre para a conversa!